Boot Camp's

Métricas:


  • Boot Camp 1    
 24/04/2012

Resumo:
No primeiro boot camp foi introduzido o modelo de negocio as equipas participantes, este modelo de negocio consiste em vários pressupostos que são: Custumer segments, customer relationships, channels, value propositions, revenue streams, key activities, key resources, key partners, cost structure.
Para testar-mos o nosso modelo de negocio fizemos alguns exercícios com ideias já existentes como o hotel Citezen M, o IPod e a Nespresso .

Foi nos dado a conhecer uma das principais ferramentas para serem utilizadas durante todo o processo do Energia de Portugal, o Blog.
Onde ira ser colocada a informação da nossa ideia e a evolução da mesma.

Foi nos entregue a informação da criação do Lessons Learned, para entregarmos estas durante todos os bootcamps, onde alguns grupos serão escolhidos para as apresentarem.




  • Notas do Boot Camp:

·        O Modelo de de Negócio  

 Segmentos de Clientes:
  • Quem são os nossos clientes mais importantes?
  • E os nossos utilizadores?
  • Quem influencia? 
  •  Quem decide?
  • Quais são as características dos nossos clientes?
  • Quais são os tipos de segmentos onde se inserem?
Proposta de Valor
  •   Qual o problema que estamos a resolver?
  •   Trata-se de um problema importante?
  •   Qual a solução que estamos a propor?
  •   Que valor fornece ao cliente?
  • Quais os principais atributos de valor da nossa proposta?

·               Canais
  • Como vamos comunicar a proposta de valor?
  • Quais os canais que o cliente prefere?
  •   Existe integração entre os diferentes canais?
  • Quais os melhores canais que devemos promover qualidade/custo?


·               Relações com os clientes
  •   Como vamos obter clientes?
  • Como vamos manter os clientes?
  • Como fazer crescer os clientes?

·        Fluxos de rendimento
  •   Quais os tipos de fluxos de rendimento?

Trabalhos:

Buisness Model 0.1 B Magic World

 Exercício Business Model Citizen M

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  • Boot Camp 2  
 28/04/2012

Resumo:
Neste Bootcamp começamos por ouvir as lessons learned das outras equipas, avaliando-as com a ajuda de um comando remoto.

Na parte da tarde falamos na dimensão de mercado e como a definir.
Fizemos exercícios com os mapas de empatia e das personas que iriam usar o nosso produto.
E por fim falamos da importância das entrevistas cara a cara, e como fundamentar o nosso script da entrevista.

  • Notas do Boot camp:
·        Avaliação das equipas Lessons Learned segundo a nossa equipa  ( 1 a 10 )
  •  Equipa A13  / Nota7
  •   Equipa A4 = Box and GO / Nota7
  • Equipa 5  / Nota 5
  • Equipa 1 = Acalyptus / Nota 5
  • Equipa 20 = Ties 4 Life / Nota 5
  • Equipa 28 = Village INN / Nota 7
  • Equipa 47  /Nota 8
  • Equipa 44 = 4p’s / Nota 8
  • Equipa 24 / Nota 8
  • Equipa 18 = Taskhunters? / Nota 7
  • Equipa 42 / Nota 5
  •   Equipa 7 / Nota 5
  •   Equipa 15 / Nota 6
  • Equipa 50 / Nota 8

·        Critérios de segmentos

·        Dimensionar Mercado

·        Mapas de Empatia com personas

·        Fazer entrevistas
Script da entrevista:
2 min Introdução a entrevista
2 min Questões sobre segmentos de clientes
2min Problemas identificados
4min Apresentar problemas identificados
15min Questões para obter soluções
2min Conclusão da entrevista
5min Documentar resultados (formulário)

Fazer 50 entrevistas (10 no mínimo por semana)


·        Redes Sociais

Trabalhos:

Business Model 0.2 B Magic World


Mapa de empatia 1:


Persona 1:
  • Criança: Manuel da Silva 12 anosPerfil: Bom rapaz, 8º ano de escolaridade, influenciador, amigável, faz jogo psicológico com os seus pais com birras, perfeitamente familiarizado com redes sociais 
  • Descrição do seu dia a dia: Acorda de manha, toma o pequeno almoço, vai para a escola, fala com os seus amigos, sai da escola as 16h, vai a natação, vai para casa, jantar, joga um jogo com o pai e vai para a cama. 
  • Objectivos pessoais: Quer ter uma casa grande com piscina, quer casar, quer ter um bom carro.
  • Objectivos Profissionais: Quer ser professor de biologia.  
Persona 2:
  • Turista: FritzPerfil: 30 anos, Alemão, 2 filhos, Licenciado em economia, muito activo, mobile citizen, utilizador das redes sociais, gosta de ler, gosta do contacto com a natureza e gosta de actividades radicais. 
  •  Descrição do dia a dia: 8h apanha o metro, 8:30 da entrada no seu trabalho num banco,17:30 tarefas como compras para a família, 18:30 contacto com os amigos, 20:30 até 00:00 jantar e saídas.
  • Objectivos pessoais: Enriquecimento pessoal, criar uma boa relação com a natureza.
  • Objectivos Profissionais: Progressão na carreira, abrir novas filiais pelo mundo. 
  __________________________________________________________________________________

  • Boot Camp 3
 05/05/2012

Resumo:
Avaliamos as Lessons Learned das outras equipas.

Da parte da tarde falamos dos atributos de valor.
Conhecemos a importância da utilização das Landing Pages como ferramenta de activação de teste a nossa ideia.
Falamos dos potenciais clientes, e da sua interação com o nosso Blog, e com a Landing Page.

  • Notas do Boot Camp: 
  Avaliação das equipas Lessons Learned segundo a nossa equipa  ( 1 a 10 )
  • Equipa 3 / Nota 8
  • Equipa 22 = Portugal Inspira-nos / Nota 4
  • Equipa 8 = GO Clapp / Nota 6
  • Equipa 11 = Recoopera / Nota 4
  •   Equipa 41 / Nota 7
  •   Equipa 9 / Nota 5
  • Equipa 49 / Nota 5
  • Equipa 17 = Youth You / Nota 6
  • Equipa 29 / Nota 5
  • Equipa 37 = Mistery Board / Nota 7
  • Equipa 31 = Feeling Portugal / Nota 6
  • Equipa 39 = My Efficiency / Nota 5
  • Equipa 23 = Laurus Villages / Nota 5
  • Equipa 35 / Nota 6

  • ·        Processos de identificação dos atributos de valor
1-Identificação de atributos de valor
2-Selecção dos atributos
3-Avaliação dos atributos
4-Comparação com concorrentes

  • ·        Landing Pages
  • ·        Questões Potenciais a clientes
1-Qual o seu insecto preferido?
2-Gostava de ter como opção no roteiro um parque temático?
3-Considera uma mais valia existir um parque temático de borboletas?
4-Que complementos considera importante que incluam dentro do parque temático?
5-Quanto seria o valor ideal para o ingresso do parque?

  • ·        Actualização e melhorias no Blog

  • ·        Introdução do Painel de Controlo

       Trabalhos realizados:
 ________________
  • Questionário presencial / adultos:
  • Costuma fazer programas em família ou com os amigos?
      Não      Sim    com a família      com os amigos
  • Gosta de espaços verdes?    
      Sim    Não
  • Com que frequência vai passear a jardins ou a parques?
     Diariamente            ao fim de semana         1 vez por mês     1 vez por ano
  • Acha que há parques temáticos e zonas de lazer suficientes em Lisboa? 
     Sim    Não
  • Gosta de insetos?     
      Sim    Não
  •  As borboletas são do seu agrado?  
       Sim    Não
  •  Já visitou o Jardim Zoológico?     
       Sim    Não
  •  Quantas vezes?__________________
  •  Já visitou o Oceanário?   
       Sim    Não
  •  Quantas vezes?__________________
  •  Se houvesse um parque arborizado com borboletas em Lisboa, visitaria?   
        Sim     Não
  •   Acha que um Parque Temático de borboletas pode ser interessante para visitas escolares e pedagógico para as famílias?
       Muito interessante           Interessante        Pouco interessante      Sem interesse
  •   Na sua opinião poderá um Parque Temático de borboletas ter impacto no turismo e divulgação da imagem de Lisboa?
       Muito favorável            Algo favorável        Pouco favorável
  • Para si poderá ser um problema ou impeditivo para visitar um Parque Temático: 
        O preço da entrada geralmente é caro                   Pagar deslocação (combustível) e os vários bilhetes para a família sai caro
         Falta de lugar para estacionar perto do local
        O tema borboletas não me diz nada    
  • Em que faixa etária se insere?
       12-18 anos        19-35 anos       36-65 anos        + de 65 anos

  ________________

  •  Questionário até 12 anos:

  •  Costumas fazer programas com os pais, avós ou amigos?
       Não         Sim     Com os pais      Com os avós        Com os amigos
  •  Já visitaste o Jardim Zoológico de Lisboa?    
       Sim     Não
  • Gostaste?       
       Sim        Não
  • Já visitaste o Oceanário?     
       Sim    Não
  • Gostaste?      
       Sim       Não
  • Gostas de borboletas?     
       Muito      Sim     Não
  • Se houvesse um Parque com árvores, flores e borboletas a voar, irias lá?   
       Sim     Não
  • Achas que convencias os teus pais a levarem-te lá?     
       Sim     Não
  • O que é que gostavas que houvesse nesse parque além de borboletas?
      Baloiços
      Espaços para pic-nic
      Sala para pinturas
      Salas de festas de aniversário
     Outras___________________________________________________Tenho_____anos

 ________________

  • Questionário propostas de valor:

Se visitasse um parque arborizado com borboletas teria interesse em:
1)tirar fotos num local com borboletas     
 Sim    Não
2)visitar um museu com as diversas espécies          
Sim    Não
3)um parque infantil         
 Sim    Não
4)uma esplanada     
 Sim    Não           
5)loja para comprar souvenirs       
 Sim    Não 
6)uma sala de aprendizagem sobre as espécies     
 Sim    Não
7)guias especializados        
 Sim    Não
8) um laboratório de desenvolvimento de espécies   
 Sim    Não      
9)Ver borboletas a voar entre as plantas   
 Sim    Não
10)Se a pessoa que lhe mostrar o parque ou lhe vender o bilhete estiver mal disposto isso incomoda-o?       Muito       pouco       nada
11)Está disposto a cumprir todas as normas de modo a não prejudicar as borboletas  e o espaço verde que vai visitar?             Sim    Não
12)É importante para si o facto de o parque ser no centro de Lisboa ou ser noutro local?
Sim    Não
 13)Acha que o facto de ser o primeiro parque em Portugal inteiramente dedicado ao tema borboletas é suficientemente interessante para passar um dia divertido?
Sim     Não
14)Que mais gostaria que houvesse nesse parque para lá ir e viver uma boa experiência?
___________________________
15)Estaria interessado em visitar o parque se o preço da entrada fosse semelhante ao dos outros parques temáticos de Lisboa (entre 10 e 14 euros)?       
  Sim       Não
________________

  • Questionário Canais de comunicação 

1)Costuma usar Internet?      
 Sim        Não

2)Está inscrito em alguma rede social?      
 Sim       Não

3)Costuma ver televisão? 
Em que canal?____________________________

4)Lê jornais com que frequência?
Todos os dias       uma vez por semana           ocasionalmente

5)Qual o/os periódicos que costuma ler?_______________________

6)Costuma ir a feiras ou a museus?       
Não    Sim muitas vezes    Sim raramente
Onde____________________

7)Quando há folhetos ou brochuras costuma pegar e espreitar?    
 Sim     Não

8)A sua faixa etária:
5-12    12-18    19- 35    36-60  +61anos

9)Onde vive?_______________________________

10)Grau académico______________________________________


________________

  • Curva de Valor: 
  • Buisness Model 0.3:

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  • Boot Camp 4   
12/5/2012

Resumo:
Avaliamos as Lessons Learned das outras equipas.
Tivemos um discurso da organização sobre o Pitch final.

Na parte da tarde falamos sobre os diferentes canais de comunicação e de adquisição de clientes.
Testamos os canais com diferentes Hipóteses.

  • Notas do Boot Camp:
·        Avaliação das equipas Lessons Learned segundo a nossa equipa  ( 1 a 10 )
  •   Equipa 38 = Brand You 2 / Nota 7
  • Equipa 6 / Nota 8
  • Equipa 34 / Nota 5
  • Equipa 46 / Nota 7
  • Equipa 10 / Nota 7
  • Equipa 26 = Projecto Saudade / Nota 7
  • Equipa 48 = Design Loves Portugal / Nota 7
  • Equipa 45 = Portal de Serviços / Nota 5
  • Equipa 43 = The New Leather / Nota 5
  • Equipa 33 = Soulcaring / Nota 5
  • Equipa 14 = Time4You / Nota 6
  • Equipa 25 = In’Cubed / Nota 8
  • Equipa 16 = Just One / Nota 5
  • Equipa 30 = Adapt / Nota 7
  •   Equipa 19 = NavDecision / Nota 4

  • ·        Criar Relações de clientes
Blog                   Landing Pages
Sondagens      

  • ·        Criar Canais de comunicação
Marketing -> Vendas -> Distribuição -> Suporte pós venda
Canais
Não Pagos            Pagos
-Blog                     -Feiras
-Site                      -Congressos
-linked in            -Imprensa
-Twitter              -Marketing

  • ·        Canais de Vendas
Online                                      Offline
-Internet                                  -Hotéis
-Força de vendas                    -Cruzeiros
-Telefone                                -Aeroporto

  • ·        Canais recomendados

  • ·        Crescer Clientes

Trabalhos:

  • Dimensão de Mercado:


  • Hipóteses adultos:


  • Hipóteses de valor:

  • Hipóteses de Canais:

  • Hipóteses de Relações de Clientes:










Modelo de Negócios 0.4:

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  • Boot Camp 5 
19/05/2012

Resumo:
Avaliamos as Lessons Learned das outras equipas.

Já da parte da tarde foi nos dada muita informação referente a criação de receitas,  que se revelou ser um dos boot camps mais produtivos para o nosso grupo, pois começamos a ter a verdadeira noção que o nosso projecto e sustentável, e poderá ser auto-suficiente e gerando lucros.

  • Notas do Boot Camp:
·        Avaliação das equipas Lessons Learned segundo a nossa equipa  ( 1 a 10 )
  • Equipa 21 = Twenty FristTeam / Nota 7
  • Equipa 8 = GoClap / Nota 7
  • Equipa 13 = MyBookSharing / Nota 6
  • Equipa 4 = Box & Go / Nota 7
  • Equipa 42 = Sales Force One / Nota 6
  • Equipa 1 / Nota 8
  • Equipa 9 / Nota 6
  • Equipa 50 = Cactus Extractus / Nota 6
  • Equipa 47 = Ostra Lusa / Nota 8
  •   Equipa 44 = 4p’s / Nota 8
  • Equipa 24 = Kids & Grannies / Nota 8
  • Equipa 18 = Task Hunters / Nota 6
  • Equipa 5 = Emprego lá Fora / Nota 6
  • Equipa 7 = Avalanche / Nota 7
  • Equipa 27 = M++ / Nota 8

  • ·        Fontes de receitas
-Bilheteira do parque
-Merchandaising
-Comercialização de borboletas
-Pacotes de grupos + guia
-Cafetaria / Quiosque + esplanada
-Patrocínios
-Animação cultural durante os fins de semana
-Publicidade ( placares dentro do parque )



  • ·        Estimativas de Valor
-Exercício:
                           
                                       30,000 Visitantes
è Época Alta                                                                 180,000,00€ / Mês
                                          6,00€/Bilhete


                                                    
                                             15,000 Visitantes
è Época Baixa                                                                 90,000,00€ / Mês
                                                 6,00€ Bilhete

  • Não ponderamos a taxa de abandono pois vendemos bilhetes e depois de comprados o dinheiro já estará em caixa, o nosso modelo de negocio adequa-se mais a épocas sazonais.  
  •  Custo de Aquisição de clientes:
                Site ( e mais ferramentas online )
Campanhas de Marketing

  • Produto Mínimo Viável

  • Possibilidade de complementar a visita ao parque temático de borboletas com um conjunto de ofertas, como serviços extras e acessos a outras zonas de lazer  

  • Oferta se serviços:
-Visitas guiadas
-Exposições temáticas
-Merchandaising

Zonas de Lazer:
 -Salas de festas infantis
-Zona de cafetaria
-Animação cultural aos fins de semana

  • Divisão de tarefas da direcção do parque 

  • Modelo de Negocio 0.5:

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  • Boot Camp 6 
26/5/2012

Resumo:
Avaliamos as Lessons Learned das outras equipas.
Tivemos o privilegio de ouvir um discurso do Secretário de Estado para o Empreendedorismo Português.

Na parte da tarde foi nos dado o campo das actividades, recursos e parcerias; que foram complementados com exercícios de onigramas e com cadeias de valor.
Também tivemos de fazer os top 10 Processos.
Este boot camp revelou-se até agora a ser o mais produtivo de todos, pois a nossa equipa fundamento como irá funcionar toda a estrutura do nosso parque temático, já com conhecimentos de custos e de retorno financeiro.

  • Notas do Boot Camp:
·        Avaliação das equipas Lessons Learned segundo a nossa equipa  ( 1 a 10 )
  • Equipa 40 = Miolo Brands / Nota 6
  • Equipa 49 =MorPower / Nota 7
  •   Equipa 29 = Regen URB / Nota 7
  • Equipa 36 = Solea / Nota 6
  • Equipa 31 = Feeling Portugal / Nota 8
  • Equipa 28 = The Village INN / Nota 6
  • Equipa 23 = Laurus Living / Nota 8
  • Equipa 11 = Recoopera / Nota 7
  • Equipa 15 = XploreBook / Nota 7
  • Equipa 17 = Youth You / Nota 7
  • Equipa 37 / Nota 6
  • Equipa 22 / Nota 7
  • Equipa 39 / Nota 6
  • Equipa 32 = B Magic World / Nota 6

  • ·        Crowd Founding
  • ·        Formulário dos processos
  • ·        Cadeia de Valor
-Infraestrutura
-Gestão de recursos humanos
-Gestão de contabilidade e finanças

  • ·        Top 10 Processes
  • ·        Economia de escala
  • ·        Redução do risco de incerteza
  • ·        Aquisição de recursos ou actividades
  • ·        Redução do custo de internacionalização
  • ·        Formulário de Processos
  • ·        Onigramas
  • ·        Descrição das posições

Trabalhos realizados:

  • Top 10 Processos
1).Defenir Plano Estratégico
  • Termos de melhorar e criar as infraestruturas na Estufa Quente, para a poder conter as nossas borboletas num ambiente seguro e estável.

2).Monitorizar Execução do Plano Estratégico
  • Este plano será avaliado e executado por varias equipas:

2.1-Equipa Climatização: esta equipa terá como trabalho assegurar que a infraestrutura estará preparada para receber todos os equipamentos necessários, irá também colocar e fazer a manutenção dos equipamentos e por fim irá regular a temperatura e humidade dentro da Estufa Quente.

2.2-Equipa de Construção: esta equipa terá como trabalho assegurar que a Estufa Quente não terá falhas na sua construção como brechas nas paredes e vidros mal posicionados, ira trabalhar em conjunto com a equipa climatização para a colocação dos tubos necessários para a passagem de água e de ar.

2.3-Equipa Flora: esta equipa terá como objectivo definir quais serão as plantas a instalar dentro da Estufa Quente para alimentar as nossas borboletas, tal como assegurarem que essas plantas são colocadas em conformidade com a nossa rota de visitas dentro da Estufa Quente.

2.4-Equipa Fauna: esta equipa será essencial, pois será ela a cuidar das nossas  borboletas desde a sua importação até ao seu fim de ciclo de vida, dando os cuidados necessário as borboletas, e verificando se a Estufa Quente não tem pontos de fuga, ou pontos que tornem a sua movimentação no nosso espaço perigoso.

3).Realizar Campanhas de Marketing
  •   Estas campanhas serão feitas de inúmeras maneiras, com a utilização de outdoors, spots publicitários em aeroportos e cruzeiros, utilização de embaixadores, promoção do espaço junto de figuras publicas interessadas na preservação da natureza, e até em campanhas de publicidade por televisão eventualmente.
4).Implementar “Sales Machine”
  •   A nossa "sales machine” irá ser a movimentação de turistas, escolas e curiosos dentro do nosso parque temático, e também a venda de produtos na nossa lojas de lembranças.

5).Realizar Operações
  • As nossas operações do parque temático B Magic World instalado na Estufa Quente iram ser varias como, recepção dos nossos visitantes na entrado do parque.
6).Apoiar Clientes
  •   Iremos apoiar os nossos clientes instalando placas informativas pelo nosso parque, tal como visitas com os nossos guias especializados.
7).Avaliar Satisfação dos Clientes
  • No nosso caso esta satisfação será fácil de avaliar, pois os nossos clientes deslocaram-se ao nosso espaço físico e irão fazer as sua ilações de opinião junto do nosso gabinete de apoio ao visitante, onde irá estar instalado o livro vermelho, e colaboradores dispostos a ajudar, bem como a avaliação através de inquéritos no fim da nossa visita se os nossos clientes concordarem em o fazer.
8).Gerir Tesouraria
  • A nossa tesouraria será gerida por uma equipa que terá em consideração os custos correntes, energéticos e operacionais bem como a gestão das receitas.
9).Recrutar Colaboradores
  • Alguns dos nossos colaboradores necessitam de ter as especializações procuradas pelo nosso parque como: climatização, etologia e guias, também iremos ter estágios para as faculdades de biologia.
10).Avaliar Colaboradores
  • Os nossos colaboradores serão avaliados em termos de cumprimento do seu horário, disposição no seu local de trabalho e claro pela qualidades das funções que tem de desempenhar.
  • Cadeia de Valor 0.1























  • Cadeia de valor 0.2



  • Onigrama 0.1
























Onigrama 0.2


  • Processos:


















  • Descrição da Posição 





















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  • Boot Camp 7 
2/06/2012

Resumo:
Avaliamos as Lessons Learned das outras equipas.

Na parte da tarde criar-mos estruturas de custos e aprendemos a fazer o nosso plano financeiro que ficou como home work.

  • Notas do Boot Camp:
·        Avaliação das equipas Lessons Learned segundo a nossa equipa  ( 1 a 10 )
  • Equipa 25 / Nota 7
  • Equipa 3 / Nota 5
  • Equipa 10 / Nota 8
  • Equipa 33 / Nota 6
  • Equipa 21 Nota 6
  • Equipa 14 / Nota 6
  • Equipa 16 / Nota 5
  • Equipa 35 / Nota 6
  • Equipa 45 / Nota 7
  • Equipa 46 / Nota 8
  • Equipa 2 = Know it Share it / Nota 7
  • Equipa 38 / Nota 7
  • Equipa 30 / Nota 8
  • Equipa 26 / Nota 7

  • ·        Estrutura de Custos
-Planear
-Organizar
-Controlar
-Executar

  • ·        Estrutura de custos
->Exercicios:
1).Custo Fixo
Um custo fixo será sempre incontornável ao sistema de funcionamento da empresa, no nosso caso um exemplo disso é a Climatização.

Dados Práticos:
3000 m2 de estufa quente / Temperatura recomendada de 27º / 32º
1m2 da estufa custa 450 BTU a ser regulado a essa temperatura.
Esses 450 BTU custam 0,11 € por hora.

450 BTU x 3000m2 x 0,11€ = 48,00 € / Hora
48,00€ hora x 24 h = 1152 € / de energia a funcionar diariamente.

2).Custo Variável
Um custo variável será um custo corrente que poderá ser pago em vários dias, mas que em outros não será necessário em outros, tal como a animação aos fins de semana, que pode acontecer também noutros dias.

Trabalhos:

O Nosso Modelo de negocio actual:

O Nosso Blog:

Os nossos questionários:
Adultos:

Crianças:

Propostas de Valor:

Canais de Comunicação:

A nossa Landing Page:

FaceBook:

A Nossa actual equipa:

Obrigado Energia de Portugal !

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